ir para o conteúdo principal

X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular assegurado pela Hator Systems

X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular assegurado pela Hator Systems

image

 

A Hator Systems assegurou, durante os dias 28 a 30 de Novembro, o X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular: da organização à avaliação, promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão.

 

Todos os anos, o CFAE do Planalto Beirão, responsável pela formação de professores dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua, organiza os Colóquios com Workshops para formação de professores presencialmente.

 

Com a pandemia, o grande desafio era poder oferecer o formato plenária para 250 participantes, além de oito salas de workshops que ocorreriam simultaneamente, com grupos de discussões.

 

“A Diretora do CFAE, Rosa Carvalho, entrou em contato connosco cinco dias antes do evento com receio de não conseguir colocá-lo no ar. O evento era muito importante para os académicos, que já havia sido cancelado – era para ter acontecido em Maio de 2020 – e finalmente poder discutir temáticas importantes no universo estudantil”, conta Monica Lau, uma das sócias da Hator Systems.

 

No total, o X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular somou mais de 15 horas, 400 conexões e cerca de 210 pessoas ligada em direto.

 

“Autonomia e Flexibilidade Curricular: Tensões e Desafios-Implicações na Organização das Escolas e nas Práticas Pedagógicas”, “Que Escola em tempo de mudança?” e “Formar para as Competências do Século XXI: Adaptar a Educação aos Ambientes Emergentes” foram alguns dos temas debatidos.

 

Foram ressaltadas a importância da tecnologia para a educação, numa era onde o digital assumiu um papel preponderante no desenvolvimento da sociedade, o que torna cada vez mais importante reconhecer a sua utilidade na Educação. Tanto educadores como estudantes devem procurar "aprender a funcionar" em ambientes híbridos e "aprender a usar" diferentes ferramentas digitais.

 

“As plataformas de videoconferência tornaram-se cada vez mais presentes na vida das pessoas, uma vez que o nosso ‘novo normal’ está intimamente ligado à comunicação, que deve ser ininterrupta e capaz de disseminar o conhecimento a uma quantidade muito grande de indivíduos”, ressalta Monica Lau. “Com isso, é necessário que a tecnologia e as plataformas sejam capazes de prover experiências à distância, porém, com praticamente a mesma dinâmica de uma atividade presencial, com infraestrutura possível de haver trocas de informação entre palestrantes, de forma transparente para a audiência”.

 

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal