ir para o conteúdo principal

Marketplaces vão continuar a acelerar nos próximos meses

Marketplaces vão continuar a acelerar nos próximos meses

image

A experiência de compra está a mudar e muitos consumidores perceberam durante a pandemia as vantagens de comprar online, mas as lojas físicas não vão desaparecer, defendem Gaspar d'Orey, presidente executivo da Dott e António Ribeiro, head of digital do El Corte Inglés.

 

Os últimos meses criaram novos desafios aos retalhistas e a entrada num Marketplace, onde podem colocar os seus produtos para chegar mais facilmente aos consumidores, é uma solução rápida pela qual muitos optaram para continuar a fazer negócio numa altura em que as lojas estavam fechadas e as pessoas confinadas em casa.

 

Gaspar d'Orey, presidente executivo da Dott, partilhou no painel Exploring Marketplaces, das Ecommerce Talks, como é que o marketplace que chegou recentemente ao mercado se adaptou nesta fase, cresceu e conseguiu fidelizar os seus clientes. “Em 3 meses tivemos 100 mil pessoas a comprar no DOT e mais de 30% já voltaram para comprar segunda e terceira vez”, afirmou, dizendo que a chave destes resultados é a boa experiência que foi oferecida, e a confiança.

 

Havia muitas pessoas que nunca tinham comprado online e começaram a perceber que não tinham de ir para as lojas para adquirir os seus produtos, uma transformação de hábitos que atingiu vários segmentos diferentes de consumidores. “Tipicamente o comprador online é 15 anos mais novo do que o que vai às lojas”, explica António Ribeiro, head of digital do El Corte Inglés, afirmando que neste período esse paradigma mudou.

 

“Os clientes vão continuar a ir às lojas, onde têm experiências diferentes, de complementaridade e facilidade de experimentação”, defende António Ribeiro, que sublinha que este é o conceito de omnicanal que se tem aprofundado, com a experiência na loja, o contacto com o contact center, a compra em cada ou no espaço físico. Tudo integrado e com bons resultados.

 

Tudo indica que os próximos meses são de aceleração, até porque não se antecipa um fim para esta crise de saúde pública, e os hábitos de compras online já estão a ficar mais estabelecidos entre os consumidores portugueses. “Os Marketplaces têm a obrigação de ajudar o sector e os portugueses”, defende Gaspar d'Orey que tem a visão de que a Dott tem de ajudar as empresas a preparar o canal e a transformar a loja, até porque a prazo a loja física, como existe agora, vai desaparecer.

 

“O nosso papel de Marketplace é ajudar as marcas a colocar o básico dos produtos no online para os clientes terem uma experiência fenomenal online, e dar a flexibilidade”, sublinha, lembrando que toda a experiência tem de ser simplificada, mesmo as devoluções.

O Portugal Digital Summit decorre até 23 de outubro, num formato online, com transmissão
em streaming em www.portugaldigitalsummit.pt e em SAPO Videos e na posição 420 das quatro operadoras de TV, MEO, NOS, NOWO e Vodafone.

 

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal