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Marketing de precisão: o que é e o que pode fazer pela sua empresa?

Marketing de precisão: o que é e o que pode fazer pela sua empresa?

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Mónica Gonçalves, diretora-geral da Fever e Pedro Pinto, diretor de e-commerce marketing da Sonae MC foram os convidados da última talk de marketing do Portugal Digital Summit, numa sessão onde explicaram o conceito, como se aplica e que resultados pode dar. 

“Marketing de precisão é aquele que usa dados para perceber a motivação dos utilizadores”, começou por precisar Mónica Gonçalves, diretora-geral da Fever. O mercado já tem muitas exemplos de como se faz bem, mas também muitos outros de como não se faz tão bem, sublinhou a responsável, apontando um cenário em que uma empresa usa uma ferramenta deste tipo para dar conta de uma promoção no preço de uns ténis a um cliente que comprou o modelo na semana passada, mais caro.

 

Para Mónica Gonçalves este é um sinal claro de que a marca “não percebe a jornada de consumidor”. Entender a jornada desse consumidor é fundamental para fazer destas ferramentas uma boa utilização. Em três momentos, trata-se de ter a mensagem certa, para a pessoa certo, no momento certo, como também destacou Pedro Pinto.

 

Este tipo de ferramentas podem ser usadas com diferentes propósitos e a partir de informações com diferentes níveis de profundidade. Para angariar um cliente, usará os dados que os cookies de uma página podem registar. Para fidelizar clientes pode tirar partido da informação de histórico que a empresa já tem do cliente nas suas bases de dados, explicou-se também na sessão.

 

Pedro Pinto deixou alguns exemplos práticos da forma como a Modelo Continente está a fazer uso destas ferramentas, para personalizar cada vez mais a comunicação com o cliente, revelando que a marca está já a personalizar catálogos e mensagens para os utilizadores do cartão Continente.

 

Os responsáveis deixaram ainda alguns conselhos às marcas. Pedro Pinto destacou a importância da aposta em ferramentas digitais já que “cada vez mais a jornada de compra começa no digital. Mesmo que a compra depois seja física, é muito importante ser encontrado nessa fase” da procura de informação.

 

“Qualquer negócio hoje tem um grande desafio que é ser encontrado e uma das grandes vantagens das ferramentas de marketing de precisão é poder facilitar isso”, acrescentou o mesmo responsável, citando exemplos de algumas ferramentas que podem servir esse propósito, como a pesquisa paga, anúncios de texto, google shooping.

 

“Estas ferramentas [de marketing de precisão] dão uma noção, quase que à priori, aquilo que se vai atingir e isso traz uma mudança radical no paradigma da comunicação”, concordou também Mónica Gonçalves.

 

Pode rever os conteúdos do Portugal Digital Summit em www.portugaldigitalsummit.pt, no SAPO e na TV (posição 420)

 

 

 

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