ir para o conteúdo principal

Mais de 80% do setor industrial admite precisar de novas ferramentas para prever produção

Mais de 80% do setor industrial admite precisar de novas ferramentas para prever produção

image

As falhas devido às consequências da pandemia estão a levar a Indústria a pensar no desenvolvimento de novas formas e tecnologias que ajudem a prever melhor a capacidade de produção no futuro.

 

Os dados do primeiro relatório anual Trends in Manufacturing Report, da Salesforce, refletem os efeitos alargados da pandemia no setor industrial e evidenciam a necessidade de alterar estratégias e modelos de negócio e de pensar em novas formas e tecnologias que ajudem as empresas a competir num panorama marcado pela incerteza.

 

Neste sentido, 81% dos operadores do setor industrial dizem precisar de novas abordagens e novas ferramentas de previsão de capacidades de produção, e 95% admite até aplicar processos manuais nestas previsões.

 

Navegando pela incerteza dos próximos tempos, os líderes das empresas do setor apontam para o aumento da eficiência dos processos (88%), o planeamento da procura (88%), a transformação digital (86%) e a oferta de novos serviços (81%) como as principais prioridades para os próximos 24 meses.

 

As empresas se sentem preparadas para 2020-2030 são as que já iniciaram um profundo processo de digitalização, sendo que 77% já têm pelo menos uma parte dos seus sistemas na cloud.

 

À medida que a indústria procura diversificar o seu modelo de negócio, estão a unir o processo de fabrico de um produto, apoio ao cliente, software e outros serviços numa só linha, num processo conhecido por servitização.

 

A maioria das empresas industriais que se sentem preparadas para o futuro (86%) afirmam que a servitização faz parte da sua estratégia, sendo que 57% já a têm implementada e 29% já a está a expandir. No outro lado da balança, a maioria (62%) dos respondentes que não está preparado para o futuro não apresenta estratégias de servitização.

Os dados do primeiro Trends in Manufacturing Report da Salesforce foram adquiridos através de um questionário anónimo feito entre 29 de agosto e 15 de setembro de 2020 a cerca de 750 empresas do setor industrial nas Américas do Norte e do Sul, Ásia-Pacífico e Europa.

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal