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Estudo ACEPI: Transformação Digital acelera em 2019

Estudo ACEPI: Transformação Digital acelera em 2019 e comércio eletrónico chega a 96 mil milhões de euros

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Os portugueses estão mais digitais e o eCommerce está a alavancar o crescimento e internacionalização das empresas portuguesas. Os dados são do estudo da Economia Digital, hoje revelado pela ACEPI no Portugal Digital Summit.

 

A ACEPI - Associação da Economia Digital, anunciou hoje, no Portugal Digital Summit’20, as principais conclusões da edição 2020 do seu Estudo "Economia e Sociedade Digital em Portugal", desenvolvido em parceria com a IDC desde 2009.

 

Os indicadores apurados revelam forte uma penetração da Internet em Portugal, com valores próximos da média europeia, crescimento do número de compradores online, do volume e frequência das compras e a aceleração da transformação digital dos negócios das empresas em 2019.

 

Os números hoje divulgados mostram que o valor do comércio eletrónico B2C + B2B em 2019, em Portugal, situou-se nos 96 Mil Milhões de Euros. Para 2020, estima-se um novo crescimento até aos 110,6 Mil Milhões de Euros, alavancado pelo impacto da pandemia da Covod-19 que mudou profundamente os hábitos dos consumidores e transformou profundamente empresas e negócios.

 

O efeito da pandemia da COVID-19 na aceleração do eCommerce é uma das evidências destacadas no estudo, que estima que 57% dos utilizadores de internet façam compras online em 2020, subindo de 51% em 2019. O valor gasto e a intensidade de compras também está a crescer, com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.

 

Verifique os principais destaques do estudo hoje divulgado no Portugal Digital Summit, que decorre de 19 a 23 de outubro, num formato online, com transmissão em streaming e no canal 420 das quatro operadoras de TV, MEO, NOS, NOWO e Vodafone.

 

UTILIZAÇÃO DA INTERNET PELOS CONSUMIDORES POPULAÇÃO PORTUGUESA MAIS DIGITAL 

  • A utilização da Internet continuou a crescer ao longo dos últimos anos e, em 2019, a penetração atingiu os 3/4 dos portugueses. Já considerando o efeito da pandemia prevê-se que em 2020 a penetração da internet atinja os 81% da população
  • O Norte, Centro e Alentejo são as regiões do país que apresentam as menores taxas de penetração na utilização da internet.

 

E-COMMERCE: ACELERAÇÃO PROVOCADA PELA PANDEMIA COVID-19 

  • Mais de metade dos utilizadores de internet já fez compras online (51%) em 2019, estimando-se que, esse valor cresça para 57% em 2020, devido à pandemia.
  • A pandemia é também responsável pela alteração de comportamentos de compra online: cerca de 60% dos compradores online afirmam ter aumentado o valor das suas compras através da internet.
  • A intensidade de compras na Internet aumentou com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.
  • compra-se agora mais em lojas online portuguesas e menos em sites estrangeiros. O que terá também a ver com a existência de mais lojas online portuguesas.
  • Nas categorias de compras online destacam-se agora as “refeições entregues ao domicílio”, que no ano anterior não tinham expressão, e os “produtos alimentares e bebidas”, que este ano refletem a alteração comportamental dos portugueses provocada pela pandemia. Também as categorias de equipamentos para utilizar em casa – tanto informáticos, como eletrodomésticos - registaram crescimentos acentuados. Nos serviços digitais destacou-se a categoria Filmes e as Séries.
  • A experiência de compra online é determinante para as lojas portuguesas evoluírem e captarem cada vez mais consumidores online, quer em Portugal, quer fora do país. A eficácia das modalidades de pagamento, o conteúdo e transparência da informação, os métodos de entrega e o carrinho de compras flexível e intuitivo das lojas portuguesas, são considerados muito bons, demonstrando a evolução das lojas nacionais nestas áreas.
  • Os compradores online em Portugal, na sua grande maioria, confiam nos serviços digitais e nas lojas online, existindo cada vez menos receio na sua utilização.
  • As entregas em períodos horários definidos e as entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, são consideradas muito relevantes pelos portugueses.
  • Os pagamentos por referência Multibanco continuam a ser o método preferido dos portugueses, mas verifica-se já o crescimento do MBWay e de outras “wallets” eletrónicas.
  • O Estudo da ACEPI/IDC estima que o valor do comércio eletrónico B2C (compras realizadas por consumidores portugueses) tenha ultrapassado os 6 mil milhões de euros em 2019, representando atualmente 2,9% do valor do PIB. Para 2020, estima-se que o valor do B2C alcance quase os 8 mil milhões de euros.

 

UTILIZAÇÃO DA INTERNET PELAS EMPRESAS PORTUGUESAS REFORÇAM PRESENÇA NA INTERNET 

  • A percentagem de empresas com presença na Internet é agora 60% do número total de empresas, sendo que no estudo anterior apenas 40% das empresas tinham presença online. Este crescimento, muito significativo, deve-se sobretudo ao aumento da presença na internet das micro e pequenas empresas (que representam a maioria do tecido empresarial português), face ao ano anterior, respetivamente de 30% para 48% e de 53% para 76%.
  • A escolha do domínio .pt pretende, maioritariamente, identificar que a origem da empresa e/ou a origem dos seus produtos ou serviços é portuguesa.
  • Das empresas com presença na internet, 82% afirmou possuir um domínio próprio e 76% referiu ter um ou mais websites desenvolvidos. O crescimento do volume das empresas com página nas redes sociais, face ao ano anterior, é significativo, situando-se atualmente nos 76%. Metade das empresas tem presença em Marketplaces, revelando-se ser esta uma abordagem comercial interessante, sobretudo para as pequenas empresas.

 

 EMPRESAS PORTUGUESAS E O ECOMMERCE COMO ALAVANCA DE CRESCIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO 

  • Quando se trata de comércio eletrónico, a taxa de empresas de grande dimensão que vende online situa-se nos cerca de 52%. (27% para o total de empresas).
  • Quando questionadas sobre a perspetiva de evolução do comércio eletrónico, cerca de metade das empresas referiu que prevê um crescimento.
  • As empresas que têm o comércio eletrónico como uma forma de exportar online os seus produtos e serviços, indicaram que os países que possuem um maior peso no volume do comércio eletrónico, são a Espanha e a França, com um peso próximo dos 40%, logo seguidos do Reino Unido e dos PALOP.
  • A grande maioria das empresas que realiza comércio eletrónico ainda não integra a loja física com a loja online, mas cerca de 25% das empresas já faz esta integração.
  • O investimento das empresas em marketing online continua a crescer, sendo os canais mais utilizados e com maior taxa de satisfação as redes sociais, o e-mail e a publicidade em motores de pesquisa.
  • O Estudo da ACEPI/IDC estima que o valor do comércio eletrónico B2B/B2G em Portugal (vendas de empresas a outras empresas ou ao Estado) ultrapasse os 103 mil milhões de euros em 2020.

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