Empresa online mais simples e renovação do Cartão de Cidadão por ATM
Em entrevista no Portugal Digital Summit, Anabela Pedroso, secretária de Estado da justiça, revelou que o Cartão de Cidadão vai passar a poder ser renovado através das caixas automáticas, mas que há também novidades na Empresa online.
“Muito em breve vai ser possível fazer a renovação do Cartão de Cidadão através de uma máquina ATM e estamos a fazer isso de forma a não ter de se deslocar, a qualquer outro sítio que não seja a máquina Multibanco mais próxima. Estamos a preparar isto para que, em meados de outubro ou princípio de novembro, já o possamos fazer”, afirmou a secretária de Estado Anabela Pedroso, durante uma entrevista no último dia do Portugal Digital Summit.
A medida está integrada numa série de iniciativas que têm sido desenvolvidas para facilitar a renovação e levantamento do Cartão de Cidadão nos últimos meses. “Aquilo que nós tentámos com o Cartão de Cidadão, durante este tempo de pandemia, foi encontrar novas formas, criativas também, mas seguras, para poder fazer chegar o cartão às pessoas. Por isso começámos a permitir fazer a renovação do cartão por SMS e recebê-lo em casa numa carta”, afirma, lembrando que esta diferença de paradigma muda a ansiedade que a pessoa tem sobre como fazer a renovação ou onde se dirigir.
A secretária de Estado da Justiça, que tutela o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), responsável pela emissão dos documentos de identificação, recorda ainda que foi feita também a prorrogação dos prazos dos documentos que caducaram entretanto até ao dia 31 de março do próximo ano. “A tecnologia aqui o que tem estado a fazer é tentar chegar mais perto do cidadão com produtos como este”, explica
Empresa online mais simples com um ciclo de vida com menos deslocações
A história da Empresa na Hora, que começou em 2005 com a possibilidade de criação de uma empresa em menos de 35 minutos e que evoluiu para a empresa online, esteve também no centro da conversa com Anabela Pedroso. “Passados estes anos já fizemos mais de 155 mil empresas por esta via”, afirmou a secretária de Estado.
A visão para o futuro nesta área é clara. “Queremos ter uma empresa online mais simples, atualizada e sobretudo criando um ciclo de vida que permita ao empresário não ter de se deslocar para resolver os assuntos relacionados com a empresa”, afirmou a secretária de Estado. “Esta será uma das medidas mais emblemáticas que teremos no próximo ano”, justificou.