eCommerce em Portugal com valor aproximado de 130 mil milhões de euros em 2022
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Os dados do mais recente estudo da Economia Digital indicam que o número de portugueses que faz compras online cresceu acima da média europeia nos dois últimos anos. Em 2022 o ecommerce B2C deverá atingir mais de 8 mil milhões de euros e o B2B cerca de 121 mil milhões.
Entre 2019 e 2021 as compras online B2B registaram um aumento de 23,7 mil milhões de euros e o comércio B2C uma subida de 1,6 mil milhões, fazendo com que os valores atinjam, respetivamente, um total estimado de 121 mil milhões e 8 mil milhões para 2022.
O estudo revela também que o número de cibercompradores em Portugal aumentou mais em 2020 e 2021, subindo mais do que a média da UE.
Os resultados indicam que 13% dos portugueses fizeram compras online mais de cinco vezes nos últimos três meses, com 65% a gastarem até 300€ no mesmo período. A categoria mais comprada continua a ser “Roupa, calçado e acessórios”, com um crescimento significativo nas “refeições entregues ao domicílio ou levantamento em loja”.
Os dados recolhidos no estudo mostram igualmente que 62% das empresas em Portugal têm presença na internet e que 58% utilizam as redes sociais, valor dois pontos percentuais acima da média europeia de 56%.
As grandes e médias empresas portuguesas também apresentam uma maior taxa de ecommerce do que a média da UE. Email marketing, SEO e Publicidade em redes sociais são ss práticas de marketing mais utilizadas.
Para 2022 prevê-se um crescimento da fatura eletrónica entre 15% a 25%, quando em 2021 mais de 91 mil empresas enviaram e receberam faturas eletrónicas.
Inteligência Artificial e Robótica são mais utilizados pelas empresas portuguesas do que pela média da UE.