Domínio .pt cresce mais de 20% e atinge novo recorde de registos em 2020
Os dados revelados pelo .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português, indicam que no primeiro semestre de 2020, contabilizaram-se quase 50 mil novos registos diretos em .pt, mais 10.423 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 26,35%. O mês de abril foi o que apresentou o maior crescimento face ao ano anterior – 67% -, bem como o maior número de novos domínios.
O verão, período do ano em que tradicionalmente o número de registos abranda, manteve, neste ano, uma tendência de crescimento, com os meses de junho, julho, agosto e setembro a contabilizarem no total mais de 30 mil novos registos diretos, em comparação com os 23 mil, em 2019.
Por sua vez, o reforço das medidas de combate à pandemia anunciadas pelo Governo em outubro voltou a contribuir para o aumento do número de registos, principalmente no mês de novembro, o segundo mais elevado, com um total de 9.082 domínios.
Se aos registos diretos se adicionarem os registos via Empresa na Hora, o valor total anual ultrapassa os 130 mil, mais 9.893 do que em 2019.
“É inegável que a pandemia obrigou os cidadãos, as empresas e as organizações a reinventarem-se e que a internet foi um importante aliado neste trajeto. As restrições impostas à normal atividade económica e social aceleraram o processo de transição digital e isso reflete-se naturalmente na evolução do registo de domínios em .pt. Aliás, esse é o nosso contributo para a digitalização do tecido empresarial, sempre acompanhado por uma aposta no desenvolvimento das competências digitais como forma de combater a exclusão social”, explica Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT.
Além da missão enquanto responsável pela gestão do domínio de topo português, o .PT tem desempenhado um papel ativo em áreas como a inclusão digital, as competências digitais e a segurança na internet, através do apoio a programas como o INCoDe.2030, o MUDA, o EUSOUDIGITAL, o Apps for Good ou o ‘Engenheiras por um dia’.
“A necessidade de ter uma presença na internet tem de ser acompanhada do desenvolvimento das competências digitais dos cidadãos. Num momento como o que vivemos, em que o online está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, não podemos deixar ninguém para trás, até porque cerca de 20% da nossa população nunca utilizou a internet. É preciso trazer estas pessoas para o digital e trabalhar em três aspetos fundamentais: formação, segurança e confiança”, relembra Luisa Ribeiro Lopes.
Desde 2013 que o domínio .pt cresce consecutivamente, tendo alcançado o maior aumento de sempre no último ano. Em média, são registados 400 novos domínios por dia em .pt.