Dia das Compras na Net de 2020 comprova robustez do ecommerce e bate novos recordes
Foram 340 as marcas de referência que aderiram ao Dia das Compras na Net’20, um aumento de mais de 39% por comparação ao valor registado no ano anterior, que já tinha batido o recorde de 2018.
O Dia das Compras na Net’20 (DCN) alcançou novos recordes de participação e resultados. Naquela que foi a sua nona, a iniciativa organizada anualmente pela ACEPI para promover o comércio eletrónico contou com a participação recorde de 340 sites e lojas aderentes, que neste dia realizaram um amplo conjunto de promoções dos mais variados produtos.
O valor representa uma subida de 39% comparativamente ao registado no ano anterior. Cerca de 48% dos lojistas inscritos no DCN'20 participaram pela primeira vez na iniciativa.
De acordo com o inquérito realizado pela ACEPI em parceria com a Netsonda, cerca de 85% dos lojistas participantes no DCN'20 afirmaram ter registado um volume de vendas significativamente superior às registadas num dia comparável.
Para 30% dos lojistas este aumento foi mesmo muito substancial, tendo superado os 20% de crescimento. Para 10% dos lojistas inquiridos as vendas duplicaram durante o Dia das Compras na Net.
De destacar que 90% dos inquiridos declarou que recebeu novos clientes que visitaram os seus respetivos sites no DCN'20 pela 1ª vez. Este dado ilustra bem a capacidade desta iniciativa da ACEPI fazer chegar o eCommerce a mais portugueses.
A larga maioria dos lojistas participantes fazem um balanço positivo da ação, sendo que mais de 60% fazem uma avaliação muito positiva e mais de 90% declararam já a sua intenção de participar de novo na edição do Dia das Compras na Net de 2021.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados com a edição 2020 do DCN. Num ano completamente atípico como aquele que estamos a viver por causa da pandemia, o comércio eletrónico ganhou uma preponderância ainda maior”, afirma Manuel Paula.
Os novos recordes alcançados pela iniciativa da ACEPI atestam a robustez do comércio online em Portugal e refletem não apenas o aumento das compras dos portugueses em sites nacionais, como também o aumento de lojas portuguesas no comércio online, considera Vice-Presidente da ACEPI.
“Estamos particularmente orgulhosos por termos marcas aderentes tão conceituadas e pelo facto de termos tido um número tão elevado de novos participantes. A ACEPI irá continuar a desenvolver esforços no sentido de estimular as compras dos portugueses em sites .pt, contribuindo desta forma para o relançamento da economia nacional".
O Dia das Compras na Net, que ano após ano tem vindo a agregar um número sempre crescente de websites e lojas de comércio eletrónico pertencentes às mais importantes marcas em Portugal, cuja maioria integra o vasto leque de associados e empresas do Diretório ACEPI, traduz-se numa ampla ação nacional de promoções e descontos na internet que dura 24h e que tem como intuito alavancar o comércio eletrónico em Portugal e promover as melhores práticas neste contexto.
O Dia das Compras na Net integra-se na iniciativa anual mais emblemática da ACEPI, a Portugal Digital Week, em que também se insere o Portugal Digital Summit.