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Curto prazo passou a dominar as estratégias de comunicação com a pandemia

Curto prazo passou a dominar as estratégias de comunicação com a pandemia

A pandemia mudou a forma e os canais de comunicação. Em alguns casos, mudou mesmo os destinatários da comunicação, como aconteceu com o Turismo de Portugal, que reorientou a generalidade dos esforços de promoção turística nos últimos meses para o mercado interno.

 

Lídia Monteiro, diretora de Marketing do Turismo de Portugal, foi uma das convidadas da primeira marketing talk do Portugal Digital Summit esta quarta-feira. A responsável explicou que o organismo encarregue da promoção internacional do destino Portugal, decidiu não parar de criar conteúdos quando a pandemia se instalou e manteve ativos todos os esforços de comunicação.

Com as fronteiras fechadas ou limitadas, mudou o público e a comunicação teve de se adaptar. “Este momento colocou os portugueses no centro. A comunicação é mais exigente porque os portugueses conhecem o seu país”, admitiu a responsável, que destacou a confiança como um elemento chave em todo este percurso rumo ao “novo normal”. Dá aliás o exemplo do selo Clean and Save, criado para dar um referencial às empresas das medidas sanitárias a cumprir, e aos consumidores um sinal dessa confiança que precisava de ser recuperada.

A confiança também foi um dos temas abordados por Filipa Montalvão neste debate. A co-fundadora e Managing Partner da agência criativa WhiteWay elege como principal particularidade dos tempos que vivemos nos últimos meses, o estado de emoção simultâneo em todo o mundo, o que, num primeiro momento, considera que foi até um facilitador da comunicação.

“Passámos um momento em que estavam todos emocionalmente muito disponíveis para esta mensagem e o digital serviu para nos aproximar”, aponta.

 

O evoluir sem fim à vista da situação foi mudando a essência da mensagem, em linha com estados de alma e expectativas que também foram mudando e a comunicação que começou por responder ao estado geral de ansiedade, passou o foco para a confiança e “hoje o novo normal já está a ser comunicado como normal”, acredita Filipa Montalvão.

 

Num âmbito mais abrangente, a responsável reconheceu que “a pandemia foi um projeto sem briefing” que obrigou a repensar estratégias. “Aquela ideia de olharmos para tudo a três ou cinco anos já não se aplica”. Hoje tudo tem um curto prazo. “Os planos de comunicação e as estratégias estão mais curtas, com implementação mais rápida”.

 

O futuro é incerto mas a mensagem é de esperança. No que se refere ao turismo, “a perceção que nós temos é que Portugal reforçou a sua reputação enquanto país”, defendeu Lídia Monteiro. “O turismo tem sido claramente um factor de criação de riqueza para o país e acredito que continuará a ser”, rematou a responsável.

 

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