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Consumidores europeus pretendem gastar mais na Black Friday e comprar online

Consumidores europeus pretendem gastar mais na Black Friday e comprar online

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Mais de metade dos consumidores europeus planeia fazer mais compras de Natal em dias de saldos, incluindo a Black Friday, face os anos anteriores, revela um estudo da Kaspersky. Sessenta por cento estão a considerar fazer a maior parte das compras natalícias online.

 

À medida que continuam a adaptar-se às mudanças causadas pela COVID-19, os consumidores estão a ficar ainda mais poupados nos seus gastos. Um estudo recente da Kaspersky concluiu que a maior parte dos consumidores (52%) planeia fazer compras de Natal na altura dos saldos ou em dias de promoções, incluindo a Black Friday, em comparação com os anos anteriores. Além disso, um terço (34%) pondera deixar as compras para mais tarde, na esperança de conseguir descontos maiores.

 

Numa tentativa de aproveitar o Natal e, ao mesmo tempo, aderir às medidas de distanciamento social, os consumidores europeus tencionam ficar longe das lojas físicas para escolher os seus presentes. De facto, três em cada cinco (60%) dos consumidores afirmam estar a planear fazer a maior parte das suas compras de Natal online. E mais: um quinto (20%) revela mesmo que este ano fará todas as suas compras festivas online, apesar de não estar habituado a fazê-las desta forma.

 

Com as vendas online a aumentarem, o estudo da Kaspersky indica também que não se espera que a maioria dos consumidores diminua as suas despesas de Natal – apesar das recessões económicas por toda a Europa. Apenas um quarto (26%) dos consumidores planeia reduzir os seus gastos de Natal este ano, apontando como principal razão o impacto financeiro causado pela pandemia. No entanto, este número sobe para 30% nos jovens entre os 25 e os 34 anos, o grupo etário que mais perdeu o seu emprego, como consequência da pandemia.

 

No entanto, à medida que o número de consumidores que procuram descontos online aumenta, também aumentam os riscos a que ficam expostos para garantir grandes poupanças. Apenas 16% dos inquiridos não estão dispostos a trocar os seus dados pessoais por descontos online, evitando, assim, tornarem-se vítimas de sites falsos e de fraudes.

 

"Estes períodos festivos são sempre muito importantes, e este ano ainda se tornam mais, uma vez que as pessoas procuram compensar agora algum do caos que a pandemia provocou ao longo de 2020”, comenta David Emm em comunicado. “É evidente que os consumidores procuram fazer a maior parte das suas compras online, na tentativa de se manterem seguros, mas também não querem perder as promoções. Mas não nos podemos esquecer que para onde as multidões vão, os criminosos vão atrás”, aconselha o Investigador Principal de Segurança da Kaspersky. “Uma coisa a ter sempre em mente é que se algo parecer demasiado bom para ser verdade, provavelmente é".

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