ir para o conteúdo principal

Comércio e indústria alimentar representam um quarto da publicidade

Comércio e indústria alimentar representam um quarto da publicidade

image

O Comércio e a indústria alimentar foram responsáveis por um quarto do investimento publicitário realizado em Portugal ao longo de 2020, a preços de tabela.

 

Em ano de pandemia e marcado pela quebra de 4,6% dos investimentos publicitários a preços de tabela, o setor do comércio manteve-se o maior investidor nos meios TV, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema, de acordo com o Anuário de Media e Publicidade do Grupo Marktest.

 

O setor do comércio representou, em 2020, 13,9% do investimento a preços de tabela naqueles meios, seguido da indústria da alimentação, que teve um peso de 11%.

 

Em conjunto, as marcas destes dois setores foram responsáveis por 25% do bolo publicitário. Ao longo do ano, os dois setores oscilaram entre 21% do investimento total, em janeiro, e 30%, em dezembro.

 

Entre os setores que mais investiram em comunicação publicitária, estão ainda a indústria farmacêutica, com 9% de share of voice, a indústria automóvel, com 8,6%, e a higiene pessoal, com 7,8%. No total, mais de metade do mercado publicitário ficou concentrado nestes cinco setores.

 

Os dados do Anuário de Media e Publicidade mostram ainda que a televisão foi o meio que mais publicidade captou, responsável por 83,3% dos montantes a preços de tabela. Foi seguido pela Internet, que recolheu 8,5% dos valores, enquanto os restantes meios absorveram 8,2%.

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal