ir para o conteúdo principal

As barreiras que ainda impedem que as tecnologias de voz sejam mais usadas em Portugal

As barreiras que ainda impedem que as tecnologias de voz sejam mais usadas em Portugal

image

 

O interesse existe do lado dos clientes e das empresas mas a utilização de tecnologias de interação de voz ainda está a avançar de forma tímida em Portugal. No painel do Portugal Digital Summit abordaram-se as barreiras que impedem um maior desenvolvimento.

 

Já não são novas as tecnologias de reconhecimento de voz e em algumas áreas, como os cal centers, há alguns modelos de implementação simples, mas para dar o passo para um reconhecimento mais avançado de frases completas e da intenção do cliente é preciso aplicar sistemas de processamento de linguagem natural. E é nesta área que os desenvolvimentos não têm sido grandes nos últimos anos.

 

No painel When Voice Roules, do Portugal Digital Summit, Christopher Shulby, Director of Machine Learning da DefinedCrowd e Francisco Cal, Diretor de Customer & Marketing da Deloitte Portugal, abordaram os desenvolvimentos tecnológicos, o interesse das empresas e as barreiras ao desenvolvimento em Portugal.

 

Francisco Cal explica que quando falamos de voz falamos de duas peças técnicas: o ISR - o reconhecimento de voz que transforma em texto, e NLP - o processamento de linguagem natural, que traz a compreensão e as intenções, admitindo que nos últimos anos a evolução está estável.

 

“A tecnologia está madura, o grande tema são os idiomas. Em inglês ou português do brasil está mais avançado, e isso tem tudo a ver com dados, e com treino”, afirma.

 

Christopher Shulby também reconhece que o deep learning trouxe muitas novidades para a tecnologia de voz, mas que há áreas onde deixa muito a desejar, especialmente no reconhecimento de sotaques e intenção, que podem invalidar o reconhecimento de um comando ou uma questão colocada por um utilizador.

 

“A dificuldade do idioma e a dimensão do mercado são as barreiras para não termos mais serviços”, refere o Director of Machine Learning da DefinedCrowd, a empresa que se especializou em serviços de Inteligência Artificial baseados em crowdsourcing.

 

Evolução do interesse das empresas

 

“Na Deloitte sentimos que os clientes portugueses estão a começar a explorar”, afirma Francisco Cal. Os sectores com mais investimento são as TMT e energia, com apps e serviços, e que na base disso é a o elevado número de clientes, que dá escala, e o facto de serem sectores com falhas frequentes e de rápida resolução, mas com volume, onde a voz é um acelerador.

 

Um estudo realizado com o MUDA mostra que os empresários dizem que 91% dos portugueses têm interesse na voz, e que mais de 54% têm muito interesse. O mais frequente referido é o active speaking e ter um assistente digital em casa.

 

Entre os casos mais apetecíveis é a pesquisa de voz e alertas para marcar coisas no calendário, assinalados como mais interessantes pelos consumidores, enquanto nas empresas é a lógica da ajuda na venda e no customer care.

 

“Há setores como o financeiro, para transações e saldos, que estão a apostar em voz, ou no retalho para pesquisas de voz”, refere Francisco Cal que também destaca o sector da saúde com exemplos internacionais em que o processamento da informação do paciente é feita com sistemas de voz que já chegam processados ao enfermeiro ou médico.

 

A diferença da forma como são encarados os dados, e a privacidade, foi também abordada pelos intervenientes no painel, que destacaram o facto da China está mais avançada e de existirem riscos de os Estados Unidos e a Europa perderem esta “guerra” na capacidade de desenvolvimento.

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal