As barreiras que ainda impedem que as tecnologias de voz sejam mais usadas em Portugal
O interesse existe do lado dos clientes e das empresas mas a utilização de tecnologias de interação de voz ainda está a avançar de forma tímida em Portugal. No painel do Portugal Digital Summit abordaram-se as barreiras que impedem um maior desenvolvimento.
Já não são novas as tecnologias de reconhecimento de voz e em algumas áreas, como os cal centers, há alguns modelos de implementação simples, mas para dar o passo para um reconhecimento mais avançado de frases completas e da intenção do cliente é preciso aplicar sistemas de processamento de linguagem natural. E é nesta área que os desenvolvimentos não têm sido grandes nos últimos anos.
No painel When Voice Roules, do Portugal Digital Summit, Christopher Shulby, Director of Machine Learning da DefinedCrowd e Francisco Cal, Diretor de Customer & Marketing da Deloitte Portugal, abordaram os desenvolvimentos tecnológicos, o interesse das empresas e as barreiras ao desenvolvimento em Portugal.
Francisco Cal explica que quando falamos de voz falamos de duas peças técnicas: o ISR - o reconhecimento de voz que transforma em texto, e NLP - o processamento de linguagem natural, que traz a compreensão e as intenções, admitindo que nos últimos anos a evolução está estável.
“A tecnologia está madura, o grande tema são os idiomas. Em inglês ou português do brasil está mais avançado, e isso tem tudo a ver com dados, e com treino”, afirma.
Christopher Shulby também reconhece que o deep learning trouxe muitas novidades para a tecnologia de voz, mas que há áreas onde deixa muito a desejar, especialmente no reconhecimento de sotaques e intenção, que podem invalidar o reconhecimento de um comando ou uma questão colocada por um utilizador.
“A dificuldade do idioma e a dimensão do mercado são as barreiras para não termos mais serviços”, refere o Director of Machine Learning da DefinedCrowd, a empresa que se especializou em serviços de Inteligência Artificial baseados em crowdsourcing.
Evolução do interesse das empresas
“Na Deloitte sentimos que os clientes portugueses estão a começar a explorar”, afirma Francisco Cal. Os sectores com mais investimento são as TMT e energia, com apps e serviços, e que na base disso é a o elevado número de clientes, que dá escala, e o facto de serem sectores com falhas frequentes e de rápida resolução, mas com volume, onde a voz é um acelerador.
Um estudo realizado com o MUDA mostra que os empresários dizem que 91% dos portugueses têm interesse na voz, e que mais de 54% têm muito interesse. O mais frequente referido é o active speaking e ter um assistente digital em casa.
Entre os casos mais apetecíveis é a pesquisa de voz e alertas para marcar coisas no calendário, assinalados como mais interessantes pelos consumidores, enquanto nas empresas é a lógica da ajuda na venda e no customer care.
“Há setores como o financeiro, para transações e saldos, que estão a apostar em voz, ou no retalho para pesquisas de voz”, refere Francisco Cal que também destaca o sector da saúde com exemplos internacionais em que o processamento da informação do paciente é feita com sistemas de voz que já chegam processados ao enfermeiro ou médico.
A diferença da forma como são encarados os dados, e a privacidade, foi também abordada pelos intervenientes no painel, que destacaram o facto da China está mais avançada e de existirem riscos de os Estados Unidos e a Europa perderem esta “guerra” na capacidade de desenvolvimento.