ir para o conteúdo principal

André de Aragão Azevedo: “Temos de andar mais rápido do que os outros países, as nossas empresas têm de se digitalizar mais depressa”

André de Aragão Azevedo: “Temos de andar mais rápido do que os outros países, as nossas empresas têm de se digitalizar mais depressa”

image

A ambição de tornar Portugal um líder digital a nível europeu e mundial está definida e o secretário de Estado para a Transição Digital partilhou hoje no Portugal Digital Summit a sua visão, mas avisa que temos de “andar mais rápido” e que a responsabilidade é de todos.

 

Portugal já “partia de um patamar muito interessante em termos de digitalização da sociedade e da economia”, mas a conjuntura e a pressão que a pandemia introduziu no ecossistema social e económico acabou por acelerar o ritmo, admitiu hoje André de Aragão Azevedo, em entrevista no âmbito do Portugal Digital Summit, que está a decorrer num formato inovador, totalmente online.

 

“Houve uma maior noção da importância do digital desbloqueando muitas das resistências que tínhamos identificado”, explica, dizendo que aos mais diferentes níveis, nos três pilares do Plano de Ação, foram identificadas alterações significativas. “No caso das pessoas sentimos uma adesão muito grande ao digital que passaram a incorporar no dia a dia no teletrabalho e interação social, nas empresas que perceberam a importância e a oportunidade perdida para aquelas que não estavam ainda no digital, mesmo ao nível do pequeno comércio e nas grandes empresas houve um esforço muito grande para investirem ainda mais na digitalização”, justifica.

 

Exemplos como o crescimento acelerado nos domínios .pt e a resposta da Administração Pública, foram apontados por André de Aragão de Azevedo, que sublinha que os serviços públicos responderam muito bem com “a adaptação da resposta e dando um salto de maturidade que é muito interessante”.

 

Tudo isto são efeitos que o secretário de Estado acredita que vieram para ficar. Com a pandemia “saltámos algumas etapas, é muito positivo. Conseguimos encurtar um processo que já estava em curso mas em que o sentido de urgência foi mais notório”, lembrando que não é possível estar num mundo cada vez mais digital sem que se dominem estas competências, sem que as empresas tenham introduzido nos seus modelos de negócios dinâmicas que estão ajustadas à exigência do mundo digital.

 

“Há um conjunto de exemplos que ilustram a aceleração e impacto que não vai regredir”, justifica.

 

A preocupação de não deixar ninguém para trás neste processo de digitalização foi também sublinhado. “O Plano de Ação tem uma vertente muito económica, da oportunidade presente, a internacionalização e posicionamento externo associado à marca Portugal Digital, e naturalmente a da inclusão, tão ou mais importante do que outras”, justifica.

 

Mesmo assim, e para além do desafio conjuntural da crise de saúde pública, há um desafio estrutural que tem de se ultrapassar, ao nível das pessoas, empresas e do Estado. “Temos uma ambição, sermos líderes digitais ao nível europeu e mundial, trabalhar nestas diferentes vertentes, com a noção de que estamos a concorrer com a concorrência mais direta e portanto temos de andar mais rápido do que os outros países, as nossas empresas têm de se digitalizar mais depressa”, alerta André de Aragão Azevedo.

 

Mas essa mudança não se fica pelas empresas e o Estado, e “cada um de nós tem de fazer o seu papel na aquisição das competências que lhes permitam estar e trabalhar e viver num mundo cada vez mais digital”, explicou durante a entrevista.

 

Com a ajuda do Plano de Ação a ideia é chegar aos primeiros lugares dos rankings internacionais. “Estamos já relativamente posicionados, com o European Innovation Scoreboard que nos coloca pela primeira vez como um país altamente inovador, porque refletem muito a forma como outros países olham para nós e permitem potenciar a captação de investimento porque se formos posicionados como país altamente inovador, onde a digitalização está num nível de maturidade diferente, a afluência de recursos será maior”, sublinha o secretário de Estado. 

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal