4 em 5 consumidores estão dispostos a trocar dados pessoais por grandes descontos online
Os consumidores europeus estão dispostos a assumir maiores riscos no que toca à partilha de informações pessoais, com o objetivo de pouparem dinheiro.
De acordo com um estudo da Kaspersky, 84% não se importam de partilhar dados pessoais com retalhistas, como endereços de email e números de telefone, se em troca obtiverem grandes descontos neste Natal.
O objetivo de poupar levou a que muitos consumidores se preparassem para correr riscos de forma a conseguir aproveitar as promoções. Apenas um quarto (25%) dos inquiridos está consciente dos esquemas que costumam acontecer com maior frequência durante as férias de Natal ou em períodos de saldos e não está disposto a correr riscos para obter grandes descontos. Inclusive, menos de um quinto (17%) afirma que só fará compras em grandes marcas para evitar comprometer a sua segurança.
As conclusões da Kaspersky revelam também que apenas uma pequena parte dos consumidores está ciente dos problemas que podem surgir se não forem cautelosos enquanto fazem compras online - especialmente tendo em conta que o período festivo é um cenário favorável para ataques de phishing. Por exemplo, apenas um terço (33%) dos inquiridos afirma que não está disposto a fazer compras através de um website que parece ilegítimo e 29% acredita conhecer os potenciais riscos de segurança que podem advir de marcas desconhecidas que oferecem grandes descontos.
Enquanto fazem as suas compras online, os consumidores interessados em promoções devem estar atentos a potenciais esquemas de venda, que permanecerão durante toda a época festiva, aconselha a Kaspersky. “Se algo parecer demasiado bom para ser verdade, então é porque provavelmente o é”.