ir para o conteúdo principal

Portugal Digital Summit’23 acontece na Exponor com Estados Unidos como país convidado

Portugal Digital Summit’23 acontece na Exponor com Estados Unidos como país convidado

image

Entre os dias 17 e 18 de outubro, a Exponor em Matosinhos receberá mais de 150 oradores nacionais e internacionais para discutirem os desafios e oportunidades que o digital cria nos vários setores económicos e na sociedade em Portugal, em mais um Digital Summit.

 

AI: Powering Business Innovation & Digital Transformation” é o tema que dá mote à edição de 2023 do evento anual da ACEPI, que contará com mais de uma centena de oradores em sessões distribuídas por três palcos: no Leadership Stage serão discutidos os principais temas da Transformação Digital por oradores de renome nacional e internacional; no Disruption Stage, serão analisados os principais e mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio que estão na vanguarda da economia digital e inteligência artificial; e, por fim, no Masters Stage, terá lugar toda a programação sobre E-Commerce e Marketing Digital, e serão apresentados casos de sucesso e de boas práticas na Transformação Digital.

 

"Com o centro das atenções na Inteligência Artificial e o seu impacto transformacional na economia, vamos discutir as tendências emergentes e as principais inovações, além de analisar o estado atual da economia digital em Portugal”, refere Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI. “Este ano, pela primeira vez, vamos para o norte do Portugal, com os Estados Unidos da América como país convidado, uma nação de referência global em transformação digital e avanço tecnológico."

 

Digital Summit integra Portugal Digital Week’23

 

O Portugal Digital Summit é parte integrante da Portugal Digital Week, que irá decorrer entre 16 e 20 de outubro de 2023. A colocar o tema do digital na agenda pública desde 2003, a Portugal Digital Week celebra a economia e o comércio digital em Portugal através de diferentes iniciativas.

 

A saber: a 16 de outubro será apresentado o Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital’23, que analisa a evolução da economia digital em Portugal, em domínios como a utilização da internet pelos consumidores, a presença das empresas na internet e o comércio eletrónico.

 

De 17 a 18 de outubro decorrerá o Portugal Digital Summit e a entrega dos Prémios Navegantes XXI, com a USA-Portugal Digital Roundtable a acontecer a 19 de outubro, uma iniciativa na qual executivos de organizações públicas e privadas portuguesas e dos EUA irão discutir as oportunidades, desafios e potencial da transição digital e da modernização administrativa.

 

Para finalizar, como é habitual, a ACEPI irá assinalar o Dia de Compras na Net’23, com promoções e descontos em diferentes lojas online e marketplaces aderentes, no dia 20 de outubro.

 

Comércio Digital com forte expansão em Portugal

 

De acordo com a última edição do “Estudo da Economia e da Sociedade Digital em Portugal”, lançado pela ACEPI no final de 2022, estima-se que o comércio eletrónico B2C (valor comprado online pelos portugueses) atinja cerca de 9 mil milhões de euros em 2023 e o comércio eletrónico B2B (isto é, que as empresas portuguesas vendem a outras empresas e ao Estado) cerca de 130 mil milhões de euros. As projeções até 2026 são ainda mais impressionantes: cerca de 11 mil milhões de euros e cerca de 155 mil milhões de euros no comércio eletrónico B2C e B2B, respetivamente.

 

O estudo da ACEPI analisa os diversos indicadores da economia digital em Portugal, permitindo avaliar a maturidade do país neste contexto. Os indicadores do referido estudo podem agora ser consultados com maior facilidade através da página deste em https://digitalemportugal.pt.

 

A ACEPI anunciou também, recentemente, a sua integração num consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) para levar a cabo as “Aceleradoras do Comércio Digital”, um programa inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência que conta com uma dotação total de 55 milhões de euros destinados a capacitar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares no seu desenvolvimento e maturidade digital.

 

O alcance desta medida irá abranger dezenas de milhares de empresas ao longo dos próximos dois anos e terá várias fases. As aceleradoras do comércio digital estão responsáveis por executarem um diagnóstico da maturidade digital de cada empresa, elaborarem um plano estratégico individual e apoiarem a aquisição de serviços e incentivos específicos no âmbito do Catálogo de Serviços de Transição Digital. Esta é mais uma das principais apostas da ACEPI para o novo triénio, uma vez que a Associação assumirá, juntamente com a CCP, AHRESP e AEP, a constituição de 8 aceleradoras da Região Norte, com uma dotação para apoiar as empresas de mais de 11 milhões de euros.

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

ACEPI NAS REDES SOCIAIS

  • https://www.acepi.pt/
  • https://www.facebook.com/ACEPI-295866729135
  • https://www.linkedin.com/company/acepi---portuguese-electronic-commerce-and-interactive-advertising-association/
  • https://twitter.com/ACEPI
  • https://www.youtube.com/user/acepportugal